Institucional    Alunos    Vestibular    Biblioteca    Convênio com Empresas    Ouvidoria    Fale conosco Home Graduação    Graduação Tecnológica    Pós-Graduação    Portal dos Ex-Alunos    Portifólio Atividades Estruturadas

 

Evolução da FESGO


Institucional

A SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ, mantenedora da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, apóia-se na discussão sobre as grandes diferenças socioeconômicas existentes no Brasil e, em especial, em Goiás. Apóia-se ainda no pólo educador em que se transformaram as cidades goianas, cujo objetivo maior é investir em Educação.

Sendo a Educação, cada vez mais, um processo coletivo de mudança que contribui, em médio e longo prazos, para a melhoria e a qualidade de vida das sociedades em que a sua expansão tem sido priorizada, entende-se a urgência de um trabalho de visão global, no sentido de se aprofundar essa interdependência vital.

Situada no coração do Brasil, Goiânia está próxima da Capital Federal e, praticamente, eqüidistante de todos os outros estados brasileiros. É fácil chegar a Goiânia e mais fácil ainda apaixonar-se por ela. Nove meses de sol por ano, centenas de praças floridas, ruas arborizadas, limpas e bem iluminadas, com um dos melhores sistemas de transporte coletivo do País e uma gente bonita e acolhedora, que faz o visitante se sentir em casa.

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás - FESGO - Instituição de Ensino Superior - quer conquistar amplo reconhecimento por parte dos alunos e da comunidade goiana de modo geral e espera poder contribuir para satisfazer a demanda por formação profissional de qualidade, que cresce com as mudanças no mundo globalizado e as exigências da empregabilidade pessoal e empresarial, na busca de profissionais competentes e empreendedores e cidadãos que querem profissionalizar-se e pretendem ingressar no mercado de trabalho.

A FESGO conseguiu engajar-se no processo de desenvolvimento que se verifica na região e espera ocupar, com muito empenho e dedicação, as oportunidades criadas por uma sociedade que caminha a passos largos para ampliar sua participação no cenário nacional, na medida em que o fortalecimento dos investimentos privados e a modernização do Estado criam novas solicitações e estímulos em todas as áreas da produção e do conhecimento.

Nesse contexto, os cursos foram concebidos para oferecer aos alunos uma sólida formação técnica, amparada por um embasamento humanístico que lhes proporcione condições de adquirir uma visão abrangente da realidade em que atuarão, interferindo com consciência nos padrões de educação da comunidade.

São muitas as possibilidades socioeconômicas criadas no momento por que passa a sociedade goiana. Como sempre, tais possibilidades precisam orientar-se com base em referências científicas e culturais que abram novos horizontes de desenvolvimento auto-sustentado. Para tanto, as instituições de ensino desempenham papel único e insubstituível como, aliás, tem sido amplamente reconhecido pela sociedade brasileira.

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás propõe-se a ministrar cursos de graduação, pós-graduação, tecnológicos e outros, desenvolver pesquisas e programas de extensão, estabelecer uma filosofia educacional sob a égide da necessária identificação com os problemas que afligem a Região Centro-Oeste. Isso conduz à formação de pessoas e profissionais conscientes da realidade socioeconômica do cenário em que certamente irão atuar.

Assim, a Faculdade Estácio de Sá de Goiás espera poder contribuir com os projetos pedagógicos dos cursos de Administração Geral, Recursos Humanos, Redes de Computadores e Enfermagem para consolidar a profissão dos que se dedicam à arte do aprendizado.

Faculdade Estácio de Sá de Goiás - FESGO

MISSÃO

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás tem como missão oferecer educação de qualidade e continuada para atender às transformações e aos desafios do mercado de recursos humanos e de trabalho, aliada à formação de cidadãos éticos, dinâmicos e conscientes de seu papel nas sociedades goiana e brasileira.

METAS

A FESGO tem como principal meta oferecer aos seus alunos um corpo docente qualificado, apoiar a pesquisa, a produção acadêmica, a criação cultural e o desenvolvimento do espírito crítico, como garantia para a qualidade do ensino que ministra.

OBJETIVOS

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás - FESGO - tem por objetivos:

• A formação de profissionais e especialistas de nível superior dos cursos por ela ministrados.
• O incentivo e o apoio à pesquisa e à produção acadêmica.
• A realização e o incentivo a atividades criadoras, estimulando vocações e organizando programas, particularmente vinculados às necessidades regionais e nacionais.
• A extensão do ensino à comunidade mediante cursos e serviços especiais, prestando colaboração constante na solução de seus problemas.
• O oferecimento de condições para a realização de mestrado e doutorado do seu corpo docente.
• O estímulo à criação cultural e ao desenvolvimento do espírito científico.
• O oferecimento de condições para especialização e aperfeiçoamento dos seus corpos docente e técnico-administrativo.
• A cooperação com as comunidades local, regional e nacional, como organismo de consulta, assessoria e prestação de serviços a instituições de direito público ou privado, em matérias vinculadas aos seus fins e às suas atividades.
• A divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos por meio do ensino, publicações ou de outras formas de comunicação.

GESTÃO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVA

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás conta com órgãos normativos, consultivos, deliberativos, executivos e suplementares para a sua gestão.

São órgãos normativos, consultivos e deliberativos:

I - Conselho Superior de Administração
II - Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão
III - Conselho Superior de Integração Social
IV - Comissão Própria de Avaliação
V - Colegiado de Curso

São órgãos executivos:

I - Diretoria Geral
II - Diretoria Acadêmica
III - Diretoria Administrativo-Financeira
IV - Coordenação de Curso

São órgãos suplementares:

I – Secretaria Geral
II – Departamento de Tecnologia da Informação
III - Biblioteca

CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho Superior de Administração, órgão máximo de natureza normativa, consultiva, deliberativa da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, tem como principal atribuição: zelar pelo alcance dos objetivos institucionais da FESGO, aprovando as diretrizes e as políticas da Instituição, estabelecidas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa, bem como supervisionar sua execução, exercendo, no âmbito da Instituição, como órgão consultivo e deliberativo, a jurisdição superior da FESGO.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE -, órgão de natureza normativa, consultiva e deliberativa, destinado a orientar, coordenar e supervisionar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem como principal competência:

• Estabelecer as diretrizes e as políticas de ensino, pesquisa e extensão, bem como os seus desdobramentos, inclusive para efeito orçamentário.
• Acompanhar a execução da política educacional da FESGO, propondo medidas que julgar necessárias ao seu aperfeiçoamento e desenvolvimento, apreciar e emitir parecer sobre as atividades acadêmicas de todos os setores de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.
• Responder a consultas dos Colegiados de Curso relativas às questões de ensino, pesquisa e extensão.

COLEGIADO DE CURSO

O Colegiado de Curso, órgão de natureza normativa, consultiva e deliberativa, tem como competências:

• Determinar o perfil profissional e os objetivos gerais do curso.
• Elaborar o currículo pleno do curso e suas alterações, observando as orientações editadas pelo Poder Público, com indicação das disciplinas que o compõem e a respectiva carga horária, para aprovação dos órgãos competentes.
• Fixar as diretrizes gerais dos programas das disciplinas dos cursos e respectivas ementas.
• Propor ao coordenador do curso providências necessárias à melhoria do ensino ministrado no curso.
• Promover a avaliação do curso na forma estabelecida no seu Regimento.

ATENDIMENTO AOS CORPOS DOCENTE E DISCENTE

Aos alunos ficarão disponibilizados, para seu atendimento:

Secretaria Geral

Órgão que deterá as informações e os registros acadêmicos e dará suporte às atividades de todos os cursos.

Central de Informações
Prestação de informações gerais sobre a Faculdade e seus eventos aos estudantes e público em geral, inclusive por telefone.

ATIVIDADES: Central de divulgação de todas as informações acadêmicas. Orientação aos alunos. Encaminhamento aos setores adequados. Atendimento relativo ao desempenho de professores. Esclarecimentos sobre normas. Disponibilização de espaços, materiais e equipamentos para trabalhos em classe e extraclasse. Viabilização de projetos acadêmicos. Acompanhamento da organização de atividades extras (trabalho de campo, visitas técnicas, etc.).

Programa de Treinamento Profissional (PTP)
As ações serão coordenadas por um profissional e por uma assistente.

ATIVIDADES: Atendimento e orientação aos alunos no que se refere ao conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo programa, como palestras, cursos, seminários, mesas-redondas, visitas técnicas, entre outras, mostrando a afinidade de cada atividade em relação ao curso. Organização e agendamento de atividades acadêmicas de acordo com o interesse e a sugestão dos alunos.

Atendimento pela Diretoria

Mediante agendamento prévio, os alunos serão recebidos pela Diretoria para solução de pendências fora da alçada dos serviços anteriormente descritos.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

DIRETORA-GERAL
Ms. Sirle Maria dos Santos Vieira

INFORMAÇÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO

Faculdade Estácio de Sá de Goiás - FESGO
Endereço: Rua 67-A, nº 216, Setor Norte Ferroviário, Goiânia-GO
Fone: (62) 3601-4900
Sitewww.go.estacio.br
CEP: 74063-321

Mantenedora
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ
Endereço: Rua do Bispo - Bairro: Rio comprido - Município: Rio de Janeiro
Telefone: (21)2433-9700 - Fax: (21) 2433-9700
CEP: 20261-065


volta topo

copyright © Faculdade Estácio de Sá de Goiás - FESGO
Tel.: (62) 3601-4900 E-mail: estacio@go.estacio.br